Nesta era digital, a Organização Educacional Farias Brito (OEFB) segue cumprindo o seu propósito de educar e levar conhecimento a todos. Na plataforma de streaming Spotify, a Instituição conta com um programa semanal sobre os principais assuntos que permeiam o nosso cotidiano, seja da geografia física, como também da geografia humana.
O projeto é apresentado pelo professor Adriano Bezerra, que comanda todos os episódios, fazendo abordagens e comentários acerca dos principais acontecimentos no campo da Geografia, com temas de âmbito político, econômico, social e ambiental. Neste 33º episódio, o docente explica o que são os Tigres Asiáticos e quais os segredos do intenso crescimento desse grupo de países.
Explicando em rápidas palavras, “Tigres Asiáticos” é a designação de um conjunto de quatro territórios no Sudeste da Ásia — Cingapura, Coreia de Sul, Hong Kong e Taiwan — caracterizados pelo rápido crescimento econômico após o término da Segunda Guerra Mundial (1939–1945). Tal nome advém das características do tigre, um animal conhecido pela sua agilidade e rapidez.
Mas, de acordo com Adriano, essa referência não se pode ser dada a qualquer país. “O país tem que crescer mais de 7% ao ano, ou seja, um crescimento rápido, agressivo, tal qual um tigre de verdade”, explicou.
Os Tigres Asiáticos têm a sua história econômica associada ao forte investimento externo e também à produção industrial voltada para exportação, além da produção de bens tecnológicos. Ainda segundo o Podcast, esses países caracterizam-se pela legislação tributária simples, disponibilidade de mão de obra barata e altamente qualificada, grandes investimentos na Educação, assim como a presença de uma ampla rede de infraestrutura de transportes e comunicações.
Essas quatro nações são atualmente centros econômicos importantes em nível internacional. Mais recentemente, outros países têm buscado repetir a trajetória de sucesso econômico dos Tigres Asiáticos, sendo, assim, chamados de Novos Tigres Asiáticos, que são eles: Filipinas, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã.
Para entender mais sobre esse assunto e acompanhar os outros episódios, acesse no Spotify, o FB Cast, um podcast do Grupo Farias Brito.