A Organização Educacional Farias Brito (OEFB) está em festa com o desempenho dos alunos da Instituição na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2022. Os estudantes conquistaram 24 premiações no total e garantiram ao FB o pódio na competição, sendo a escola do país que mais recebeu medalhas de ouro e obteve o maior número de alunos premiados. Ao todo, foram dez medalhas de ouro, sete medalhas de prata, três de bronze e quatro menções honrosas.
Os competidores, que realizaram a III fase do exame no dia 27 de agosto, foram divididos em duas categorias:
– Modalidade A: destinada aos estudantes da 1ª e da 2ª Série do Ensino Médio;
– Modalidade B: voltada aos matriculados na 3ª Série do Ensino Médio.
Todos os medalhistas da Modalidade A se classificaram automaticamente para a etapa seletiva da Olimpíada Internacional de Química (IChO) 2023 – torneio que será realizado de 16 a 25 de julho, em Zurique, na Suíça.
Para o Diretor de Ensino da Instituição, Marcelo Pena, a notícia dessas premiações foi recebida com bastante alegria por toda a equipe educacional, pois é um importante reconhecimento para a Escola. “É motivo de orgulho saber que muitos desses alunos se classificaram para essa competição a partir da Olimpíada Cearense de Química (OCQ). Graças a uma boa preparação, tivemos aí o maior número de medalhas de ouro na OBQ, na Modalidade A, que é a modalidade dos alunos que vão disputar na Internacional”, afirmou.
Vale a pena lembrar que neste ano também foi entregue o Troféu da Olímpiada Norte-Nordeste de Química (ONNeQ) e o Farias Brito ficou, mais uma vez, com o troféu definitivo. “Já são dois quadriênios (2015-2018 e 2019-2022), o que nos mostra que estamos no caminho certo junto com esses alunos. É um trabalho feito com excelência não só na nossa região, como também no país inteiro”, comemorou.
Uma coisa é certa: as olímpiadas estudantis ajudam e muito os alunos a adquirirem uma forte bagagem na aprendizagem, além de traçar novos voos. Para o Farias Brito, é uma honra poder fazer parte dessa preparação, pois acredita que somente com uma educação de qualidade é possível alcançar grandes sonhos.
Sobre a Olimpíada Brasileira de Química
A Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) é promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI). Essa competição tem a missão de descobrir jovens com aptidão para a Química, estimular a curiosidade científica e fomentar o estudo dessa disciplina.