A pequena astrônoma amadora, de 9 anos, foi a única criança brasileira que participou da cerimônia internacional, ocorrida no último dia 20 deste mês.
Está de volta ao solo cearense a “astrônoma amadora mirim mais nova do mundo”, como destacou a comunidade científica. Nicole Oliveira, mais conhecida como Nicolinha, está prestes a completar uma década de vida e já tem muita história para contar. É que a pequena caçadora de asteroides, como ficou popularmente famosa, participou da cerimônia do Global Child Prodigy Awards 2022, que aconteceu no último sábado, dia 20, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Além da categoria inédita de Astronomia, na qual Nicolinha recebeu a premiação, a iniciativa também reconheceu e homenageou crianças de todo o mundo que se destacam em seus respectivos domínios, como música, dança e outras artes. Essa experiência internacional soma-se a outros reconhecimentos que Nicole coleciona em seu vasto currículo. Um deles é o recebimento de medalha de honra ao mérito da Nasa, pela detecção de 31 asteroides, selo de qualidade de conteúdo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).
Tanto talento e dedicação fazem parte de um sonho que ainda tem muitos voos a alcançar, como afirma a pequena cientista. “Poder participar desse evento foi um grande sonho realizado, e eu espero muito poder participar de outras oportunidades como essa. Eu fiquei muito feliz por estar ali com tantas pessoas talentosas e inteligentes. Foi realmente uma honra poder representar o nosso país em Dubai. E tomara que essa minha participação possa inspirar outras pessoas e outras crianças a gostarem cada vez mais de ciência”, afirma Nicolinha.
Como tudo começou
A paixão de Nicolinha pelo céu iniciou aos dois anos de idade. Aos quatro, ela pediu um telescópio de presente aos pais, que foram percebendo o grande interesse da filha pela Astronomia. Foi aí que os responsáveis pela menina prodígio resolveram colocá-la em um curso presencial de Iniciação à Astronomia, na Universidade Federal de Alagoas, sua terra natal. Atualmente, a astrônoma mirim segue em busca de preencher sua constelação de premiações nessa área. Entre os reconhecimentos, estão:
– Possui certificação pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Brasília (IFB);
– Nicole tem o selo de qualidade de conteúdo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e é única criança no Brasil a possuir essa honra;
– Certificação de cientista cidadã NASA/IASC;
– Embaixadora Alliance Explore (USA) e do Planetário Rubens de Azevedo (CE);
– Primeira sócia mirim da Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA).