Na última sexta-feira (26/08), o Colégio Farias Brito teve a honrosa participação numa homenagem realizada durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Cerca de 140 estudantes que obtiveram medalhas de ouro, prata e bronze em olimpíadas nacionais e internacionais de Matemática, Física e Química nos anos de 2019 a 2022 foram condecorados pelas autoridades presentes no Plenário 13 de Maio da Casa.
Em fala, o educador e Diretor-Superintendente da Organização Educacional Farias Brito, Tales M. de Sá Cavalcante, relembrou que a data da homenagem coincidia com o aniversário de seu pai, o ex-professor e diretor Ari de Sá Cavalcante, conferindo-lhe o conceito de imortalidade. Tales também aproveitou o momento para enaltecer o professor Edgar Linhares, idealizador de diversas políticas públicas para a educação de Sobral e também do Ceará.
João Milton Cunha de Miranda, Diretor Executivo do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), participou da solenidade e salientou que os estudantes são o maior tesouro do Ceará. “Aqui, estão os jovens das mentes mais brilhantes, os que mais se dedicaram aos estudos nos últimos anos. Eu digo sempre que esta solenidade é o Oscar da educação cearense. Estamos aqui com os alunos mais talentosos e mais vocacionados”, enfatizou.
Premiações como essa possuem um saldo muito positivo não só para os alunos, como também para os professores. “É uma grande alegria poder ver o esforço e a dedicação dos nossos alunos sendo reconhecidos. Com certeza, isso motiva a todos nós que trabalhamos diretamente com eles”, reforçou o Diretor de Ensino da Organização Educacional Farias Brito, Marcelo Pena.
Ao final do evento, os estudantes medalhistas falaram em nome dos homenageados e relataram sobre os desafios enfrentados na rotina de estudos, bem como as habilidades e os conhecimentos adquiridos em razão da participação nas olimpíadas.