sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img
IníciointernacionalPela primeira vez na história, um cearense conquista medalha de ouro na...

Pela primeira vez na história, um cearense conquista medalha de ouro na maior Olimpíada de Matemática do mundo

Seis estudantes brasileiros participaram da competição internacional que aconteceu no Japão.

Matheus Alencar de Moraes, de 16 anos, está como quem sonha. Afinal, ele acaba de realizar um dos seus grandes objetivos pessoais: participar da maior Olimpíada de Matemática do mundo. O estudante do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Farias Brito não só participou, como conquistou medalha de ouro na 64ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), que aconteceu entre os dias 2 e 13 de julho em Chiba, no Japão. Este resultado é inédito para um cearense. Alencar segue, ainda, como o único brasileiro medalhista de ouro na disputa.

Junto com Matheus, também estão outros dois alunos FB: Rodrigo Salgado, que traz para casa a medalha de prata, e Luiz Felipe Giglio, premiado com a de bronze. Eles integram a equipe brasileira com mais três estudantes, de Goiânia e São Paulo. Todos foram selecionados para representar o país após serem premiados no Nível 3 da 44ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

A Olimpíada Internacional de Matemática é considerada uma das competições mais difíceis do mundo, e foi sabendo disso que Matheus se dedicou desde os 11 anos de idade. “Eu sempre estudei muito. Desde criança, eu já sabia que queria passar em olimpíadas de Matemática. E o meu maior sonho era estar aqui na IMO. Agora, poder na minha primeira participação representar o Brasil e já conquistar o 1º ouro do Ceará é realizador. Esta, sem dúvidas, é uma das melhores experiências da minha vida”, revelou com alegria.

“Ele sempre foi uma criança esperta, perspicaz e cheia de ideias. Aos 2, já falava bem. Aos 4, entendia inglês. E, aos 7, começou a ganhar medalhas… Quando tinha 11 anos, ele bateu o pé e disse que queria muito ir para a IMO botar medo em chinês”, contou a mãe do adolescente em relato orgulhoso nas redes sociais.

O cearense já acumula no currículo de competições o “ouro perfeito”, conquistado na Cone Sul em 2022. Ele também já chegou a participar de outras duas olimpíadas internacionais, como a Rioplatense de 2019 e a Cone Sul de 2021. “Tudo isso também só foi possível graças a uma intensa preparação que recebemos da nossa Escola e do corpo de docentes que nos orientam e focam muito nesses resultados. Acho que, diferente do padrão, a atenção dos professores é muito relevante para que a gente consiga chegar a esse nível”, explicou.

Ao todo, a equipe brasileira chega trazendo uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze. Na soma de pontuações, o time Brasil ficou na 16ª posição com 161 pontos entre os 108 países.

Sobre a IMO

A Olimpíada Internacional de Matemática foi realizada pela primeira vez em 1959, na Romênia. É uma competição destinada a premiar jovens estudantes do Ensino Médio de mais de 100 países que ainda não entraram numa universidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui