A edição deste ano aconteceu no Chile e contou com a participação de 32 estudantes de 8 países.
Matheus Alencar de Moraes é o grande responsável pelo famoso “ouro perfeito”, topo do pódio de uma das mais consagradas competições latino-americanas de Matemática. O aluno FB, de apenas 15 anos, conseguiu gabaritar a prova, levando a primeira das quatro medalhas que garantiram ao Brasil o título de país campeão na Olimpíada do Cone Sul, com quatro medalhas, e recorde de premiações individuais na International Mathematics Competition for University Students (IMC), com 46 medalhas.
Mas essa não foi a primeira participação de Matheus em uma competição de peso. O jovem já havia participado de outras duas olimpíadas internacionais antes da Cone Sul deste ano, a Rioplatense de 2019 e a Cone Sul de 2021, que foi realizada de forma online devido à pandemia da Covid-19. Na edição passada, ainda cursando o 9º Ano do Ensino Fundamental, o aluno conquistou a medalha de prata. Para esta edição, o estudante do 1º Ano do Ensino Médio provou que era possível ir além e alcançou nota máxima na competição.
“Sempre acho muito divertido me desafiar com problemas novos e conhecer pessoas de outros países que têm interesses como os meus! Pretendo ir para outras provas internacionais ainda, meu objetivo principal é ir pra IMO, que é a maior olimpíada de Matemática do mundo”, destacou o estudante.
Para ele, é motivo de felicidade poder trazer medalhas para casa, elas sempre são celebradas pela família e também pela equipe de ensino do Farias Brito. “Para mim, as medalhas representam o quão longe eu consegui chegar, pensando em todo o caminho que passei, e me dão esperança de que posso chegar mais longe ainda. Elas me fazem nunca perder a vontade de continuar”, disse.
A competição deste ano aconteceu entre os dias 4 e 9 de agosto no Chile e contou com a participação de 32 estudantes, dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.