sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img
InícioFarias BritoEscola Farias Brito celebra os 200 anos da Independência do Brasil com...

Escola Farias Brito celebra os 200 anos da Independência do Brasil com série especial em plataformas digitais

No dia 29 de agosto, a Organização Educacional Farias Brito lançou uma série de vídeos e podcasts nas plataformas digitais YouTube e Spotify. A iniciativa foi para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil, que será comemorado em 7 de setembro de 2022. Os conteúdos audiovisuais estão sendo apresentados pelos próprios professores da Escola, que discorreram em cada episódio sobre temas relevantes ao longo da história nacional desde 1822 até os dias atuais.

A abertura do 1º episódio foi feita pelo historiador Nilton Sousa, que falou acerca dos “Antecedentes da Independência: a percepção presciente de Dom João VI quanto à emancipação inevitável”. Durante sua fala, o educador explicou que essa independência do Brasil é um fenômeno histórico que exige uma análise de um contexto geral, em face da sua complexidade, tendo em vista diversos acontecimentos que contribuíram para esse evento.

Já no 2º episódio, é comentado sobre as Guerras de Independência e seus desdobramentos conflituosos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse processo de emancipação brasileira se deu por meio de alguns acordos, mas também por confrontos armados e sangrentos. Nesse caso, o bicentenário é um importante espaço para se repensar o Brasil e sua história, como foi abordado pelo professor Isaac Santos.

No 3º capítulo dessa série, o professor Hermano Melo falou sobre a Construção do Estado Nacional e trouxe à tona os aspectos políticos e a questão da cidadania retratada naquela época e atualmente. Em sua apresentação, o educador elaborou questionamentos para reflexões sobre assuntos tão importantes em nossa sociedade, como é o caso da fome, miséria e de outras mazelas sociais.

No penúltimo episódio da série “Bicentenário da Independência do Brasil”, o professor de História Dawison Sampaio tratou sobre o tema “Rupturas e permanências: uma análise após 200 anos”. Em meio às celebrações deste importante marco cívico-nacional, o docente fez uma breve análise desse processo de emancipação do Brasil com foco nas quebras existentes dentro dos aspectos políticos e socioeconômicos, permitindo-nos compreender, inclusive, alguns dos seus desdobramentos no cenário atual.

Para o último vídeo da série, o professor D’Laias Morais iniciou sua fala citando um breve texto do poeta Ferreira Gullar, que mostra que não foi apenas de grandes eventos que se deram os acontecidos da liberdade brasileira, como são apresentados na maioria dos livros didáticos. Mas também de detalhes da vida cotidiana, como é caso da participação da Maçonaria, com a figura de José Bonifácio, e o protagonismo de Maria Leopoldina, que assinou a Declaração da Independência ainda no dia 2 de setembro. Episódios e situações que por ora não são lembrados, mas que podem despertar o interesse por outros fatos e histórias que ainda precisam vir à tona, ampliando assim a compreensão do passado. Como lembra Morais, é sempre importante lembrar que o passado não muda. “Ele pode e deve ser revisitado e ressignificado, pautado em novas fontes. Afinal, a História é uma ciência em construção”, destacou.

Gostou de toda essa História? Preparamos mais um episódio com particularidades e curiosidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui