sábado, novembro 23, 2024
spot_img
InícioPodcastTerremoto e Maremoto: podem acontecer no Brasil?

Terremoto e Maremoto: podem acontecer no Brasil?

A Terra é dividida em várias camadas. A mais importante para os seres vivos é a litosfera, que é a parte sólida do globo e está dividida em várias placas. As placas tectônicas são blocos gigantes que flutuam sobre a terra. É formado por rochas aquecidas, que se movimentam constantemente e empurram as placas, aproximando-as ou distanciando-as umas das outras. Há vários tipos de movimento das placas, porém os mais importantes são: convergente e divergente.
Os abalos sísmicos podem ocorrer pela movimentação das placas tectônicas, por atividades vulcânicas e por desmoronamentos da estrutura interna da Terra. Em todos os casos, acumula-se uma imensa quantidade de energia, levando a Terra a tremer.

Quando esses abalos ocorrem nos continentes são chamados de terremotos; já quando acontecem nos oceanos correspondem aos maremotos, que podem resultar na formação de ondas gigantescas denominadas tsunamis. A escala mais utilizada para determinar a energia liberada é a Richter.
No Brasil não ocorrem terremotos de grande intensidade, porque o País está no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrem nas bordas das placas.

Quer saber mais sobre terremotos e maremotos? Confira o Podcast Geocotidiano, com o professor Adriano Bezerra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui