Nos dias 30 de abril, 21 e 28 de maio, a população vai ter acesso à consultoria para fazer a Declaração do Imposto de Renda. Só no Ceará, mais de 700 mil pessoas devem declarar renda neste ano. A Receita Federal prorrogou para o dia 31 de maio o prazo de entrega da Declaração.
O contribuinte que não declarar o Imposto de Renda dentro do prazo determinado pela Receita Federal terá que pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74 – caso não tenha imposto a pagar. Mas, caso tenha que pagar, o valor da multa começa em 1% ao mês devido (a partir do mês de maio) e pode chegar a até 20% do valor do imposto. Além da multa, o CPF do contribuinte fica suspenso, e isso vai impedir de ter acesso a vários serviços, como financiamentos, cartões de crédito, tirar o passaporte, viajar para fora do país, se matricular em uma instituição de ensino, tirar a carteira de trabalho, entre outros.
Para muitos, a Declaração ainda é um problema por conta de muitas dúvidas que surgem. Pensando nisso, alunos e professores do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Farias Brito vão estar à disposição para consultoria em relação à Declaração. O atendimento vai ser realizado no FB Ideias, no Shopping Iguatemi, das 13h às 18h.
Para ter acesso ao serviço, basta fazer a doação de um quilo de leite em pó ou um quilo de alimento não perecível, que serão doados para instituições carentes.